luís serguilha
a percepção-nidação do deserto
A mundanidade propiciadora
da desocultação de Rodrigo Garcia Lopes desencarcera a energia pulsional
da heterógenese-elemental e recompensa a proliferação da linguagem radical
dos-espelhos-absurdos como integridades a exercitarem as manifestações
das correspondências/fracturas das ciências( capturando a organização
oscilatória das pegadas da transposição poética. )
O desvanecimento explosivo/cósmico Lopeano extravasa as perspectivas da
assombração arrancada às instâncias originais da ambivalência das
colagens-da-ânsia-da-(omni) presença fulgente da criatividade: a
incompletude humana na viagem do real incogniscível
A dissolução da realidade autonomiza a outra realidade/reflexividade
impulsionadora do desassombro fortificante/pré-expansivo do testemunho da
infabulação porque a electricidade de Polivox-Nômada desabotoa a
concepção do esteta e reformula o poeta-mundo- Rodrigo Garcia Lopes entre
o mundo-fortaleza do aceno fecundante( refundação poética/humana___ :
outras-ciências humanas/biológicas a instaurarem a clave
solar/materialidade na temática do ininterpretável para alimentar o
anélito da anterioridade.
Intrinsecamente o aticismo absoluto da instantaneidade encandeia as
montagens da experiência do insondado para desinstitucionalizar o realce
afrodisíaco/edacidade das alegorias como um centro-lugar de irrefutáveis
voltagens ___ vibratória indizibilidade genesíaca e preambular a
depurar a amalgamação cósmica dos grandes dilemas____ transitoriedade da
antífrase-visualização (trans)semiótica a ritualizar o fantasmagórico
jazzistico do anteparo da luminescência:___ Rodrigo Garcia Lopes faz
do-intransitável-da-vida um cântico Ulisseano/Goetheano
A musicalidade/(in)finitude da paisagem é alçada pelos labirintos da
inevitável/transcendente poemática ___ fisionomia da ausência-presença
no embutido-dinamismo da fatalidade/obscuridade da conflagração/guerra
interior onde os pontos diáfanos e os reinos perdidos da linguagem são
perscrutados pelos meridianos absolutos das comemorações espirituais/selváticas
____:____ alvião-alteridade da inexistência e na tensão da espessura
translúcida do eu-tu-deserto-polivox/nômada : transgressor dos
obstáculos inerentes às árias das configurações humanas elevando a osmose
subjectivada:___ (unidade elementar/centelha análoga a emanciparem a
resistência da pulsionalidade à dessubstancialização da
habitação-vórtice-da-arte )
A probabilidade inventiva da incubação de Rodrigo Garcia Lopes abalança
o pré-dialecto arquitectando a enigmática dissolução do real( comunicativo
fraccionamento/alteração faiscante da(in)temporalidade) ___
peregrinação dos expoentes-fundadores das incógnitas
infinitas(aliterações) construtoras das transmutações não interpretativas:
Polivox-Nômada acrescentam à existência e à germinação indefinível
outras metempsicoses da humanidade plurivocálica reinaugurando a
sacralização das marchas-écrans das assonâncias até à unidade
potencializadora dos afluxos visionários ____ poeta-de-identidades tenta
alcançar o extranatural no satírico/épico-conhecimento/dramático____(
Rodrigo Garcia Lopes é o abalo polissémico/escrutador da impossibilidade
onde a singularidade das energias regeneradoras encontram a espontaneidade
instauradora da densidade poética.)
A ciência axiomática e a autenticidade subterrânea do instante essencial
arremessam-se mutuamente construindo uma idioma apocalíptico entre os
habitates incompreensíveis e luminosos da consciência___ (disseminação das
atmosferas livres/sensoriais/abismais e aniquilamento da representação das
sensações desdobradas pela realidade histórica__) Rodrigo Garcia Lopes
avança sobre a meditação explosiva da estação urbana/metropolitana da
origem como uma afectuosidade consistente elíptica eclipsando/afogueando o
discurso dos elementos primordiais com o absurdo azougado da imensidade.
Polivox/nômada-dos-5-alfabetos a flexibilizarem as pulsões contíguas ao
aperfeiçoamento instantâneo dos espasmos-porvindouros que ligam o real
e o arroubamento ao incontaminado à constituição/indistinção primitiva do
calabouço-cidade___:___ (desabrochamento poético a emergir na
inapreensibilidade do alvoroço emocional que assinala a dilaceração
cinematográfica:__ fragmento-focagens da incorporação fenomenológica da
inauguração da vulnerabilidade e da perplexidade da realidade
descomunal)_____(deambulação/irrupção da metamorfose a desacorrentar a
violência congenial da universalidade como um encadeamento dramático da
alucinação totalizante e orbícola )____(calibre lucífugo da
impetuosidade a explorar os embates do bamboleio sísmico onde a espessura
ontológica da natureza-Rodrigo Garcia Lopes manifesta a respiração
invisível da virulência e da impenetrabilidade flamívoma/mutiladora-criadora
da translucidez.____)
A extensão incontestável do real entranha na própria
consubstancialização de Rodrigo Garcia Lopes totalizando a intuição
renovadora pulverizada pela audácia do nervo da resplandecência das suas
palavras/acervo-explosível-visceral a condensar a activa conversação das
vertigens____:(____conhecimento/consciência intrinsecamente a circular
nas coordenadas estruturantes dos impulsos alucinantes da matéria
verbal___): _____domínio da permutação institual a açambarcar a
presentificação/defrontação-heterogénia do poeta reabilitador das
afinidades excelsas dos itinerários da pluralidade desvelada pelo espírito
vertiginoso/pulsional da esquadrinhadura dos limites( existência a
epígrafar o grito-dialecto do pensamento iluminador da fusão perfomática
das colagens visionárias)
As identificações/interpenetrações/ ilustrações das ambiências
paradisíacas/guerreiras aventuram-se no poema-permanente-da-Percepção como
uma tracção de idiomas-enxertos na instantaneidade do tempo:___ este
compasso(da investigação/reabilitação do mundo) confabula com as origens
da dramatização e com a erudição/contundência reinaugural/ labiríntica da
voz geográfica onde o poeta Rodrigo Garcia Lopes contempla a altercação
dos relâmpagos e o furor central da transumananização ___ frontispício
do ser a colidir na declaração da morada selvagem como se anelasse a
materialização/involução do mundo-outro ____
Rodrigo Garcia Lopes retorna à desconstrução/encenação/regeneração
porque deseja a verdade/consciencialização do limiar durável(
cadência-âmago) do deserto arquitectural da voz remota ( magia dos
caminhantes antagónicos a mediarem o dialogismo/erotismo da
multipolaridade humana/étnica___) :____ poeta-filósofo na
inexorabilidade transpessoal ao problematizar a relação dialéctica entre a
antiguidade/viagem sinestésica/alquímica e a palpação das aberturas
cósmicas (retrocedendo às ascendências das probabilidades fecundantes)
Rodrigo Garcia Lopes expulsa/espelha o fraccionamento da
pré-terra-criadora atumultuando as cognições(haikeanas) da praticabilidade
simultaneísta do reencontro/turbilhão com o mistério das origens: ___o
poeta é o homem-deserto sacralizando a invenção da palavra___o próprio
deserto/transe é o seu heterónimo___ conversação etimologicamente
dramática entre a incontestável existência e o anfiteatro emocional
Epicamente as antemanhãs do deserto encenam a condicionalidade dos
antagónicos e as flutuações elegíacas da unidade/mónada____ translação
Garcia-Lopeana a atracar singularmente (como um relógio de
pêndulos-primordiais-apocaliptico-da metáfora nativa ) nas constelações
sensoriais perdidas no germe universal da agitação literário-filosófica
____ (sequência-impulsora das concepções mitológicas que presentificam/enraízam
a liberdade ontológica/divina/paisagística/passional da cavalgadura das
evocações poéticas)___
ou__( sincronização/espelhamento a fertilizarem o átomo primordial da
espécie-em-direcção-ao-mundo_) é aqui que Rodrigo Garcia Lopes avança
na amplitude reflexiva do mundo órfico para se fundear na plasticidade da
incorporação do deserto:__ nave da transpessoalidade bravia a mitificar a
intertextualidade entre o árido andamento(da alteridade/identidade) das
palavras e a Barbárie ___.
Rodrigo Garcia Lopes auto-constrói as vozes nómadas/paradisíacas da
geografia originária devolvendo a sua interioridade selvagem(
afeiçoada à sensível-tragicidade humana e ao segredo de soerguer novos
mundos através das inscrições da transcedência do reencontro-outro). A
geografia do élan-visionário Garcia-Lopeano renova o devaneio da
intemporalidade num espaço de diálogo irónico/cosmogónico-renascimento/vegetal-humano
restituindo a unidade-solar/sumptuosa na obscuridade espiritualizada de
polivox-(deserto)-nômada
A mitologia-habitat dramático do diurnal afronta paradoxalmente o
ensejo humano procurando o criador-antecipado/amadornado na cosmicidade
poética para revivificar o universo/respiração da árvore-linguagem como um
alteração utópica na diversidade das aprendizagens/autonomias infinitas
;___; engenho nativo de aproximar as alvoradas/baladas absortas até às
pulsões da integridade do lance/histórico/ontológico Garcia-Lopeano:___
o deserto adstringente absorve a confidência efectiva e autentica mas
também inicia os seus cânticos do conhecimento da essência; do divino e do
esvoaçar paradisíaco que se opõe ao barbarismo cosmopolita e à
obsessão-guerra: ___esta combinação/navegação de revelações edénicas
interferem na identificação do nomadismo rizomático de Rodrigo Garcia
Lopes que escolhe o impenetrável e o precipício do caminho despovoado
porque se quer conhecer ___(auto-(se)constrói ; auto-(se)recupera) numa
fortificante teia de vidas-consciências verdadeiras; ____possivelmente
uma hiper-realidade dialogal/dedálea a potencializar a sua aspiração de
retrogradar às origens como uma gestação de silabários aborígenes a
instaurarem os signos-Polivox-Nômada das embarcações das
encruzilhadas das lendas originais___
Rodrigo Garcia Lopes escolhe a palavra perdida da interdisciplinariedade e
a desordem do irreflexo-mundano e exila-se na floresta da espiritualização
do mito-metamórfico onde o caos da elementariedade projecta a
excogitação-criativa do desejo:___ teatralização propulsora da
experiência do Polivox-Nômada-Estético entre uma onda de aparições e de
distâncias( intertextualidade xamânica-dadaista-futurista com o
Deserto-ser-linguagem-profética :__ templo da existência libertadora)
A meticulosidade histórica-Garcia-Lopeana da (outra)-humanidade imaginável
activa a correnteza do insondado(da probabilidade vocálica) onde a
corporificação do apocalipse encontra as palavras do deslumbramento
incompreensível:____ Rodrigo Garcia Lopes alcança o
infra-semiológico do Deserto para sacralizar os eixos das
ambiências figurativas celebrando a especiosidade das antropoformizações/prestidigitadoras
e o sentido sombrio do espaço/tempo-espontâneo (fundição das
fronteiras-infabulações nas bibliotecas das possibilidades que retornam ao
reino das rupturas/dilacerações iniciais)___ Polivox e Nômada
captam palimpsesticamente toda a luminescência da reencarnação
idiomática___ conflito narrativo-poético a criar os gestos da
reciprocidade fértil e da (in)sustentável/analogia vibratória do
pré-protopoema da reintegração ancestral (renovação da memória
histórica___)
Rodrigo Garcia Lopes inaugura a voz das vozes da poeticidade ( força do
segredo da linguagem/Polivox-Nômada) através da visão do sublime/fulgor da
reflexão/civilização alquímica(espiritualidade/fragmentação dos discursos/problematização
da virulência-eco/ sublimidade do mundo-perseguição) :___
apresenta-nos a autenticidade/dissimulação/percepção/simbolismo da
circularidade fulgente/incomensurável da poesia e o retorno violento da
humanidade do Deserto pré-babélico/fantasmagórico do horizonte filosófico:
___ (a relampagueante humanidade do Deserto-Épico
arrebatador/enunciador que navega no ciclone inter-estelar e dentro de nós
próprios minerologicamente/petrologicamente/vulcanicamente) _____ aqui
Polivox e Nômada regressam sempre ao colossal descampado-caos-olhar da
circunstância humana shakespeareana:____deserto-Hamelet deserto Macbeth,
deserto Otelo___ou deserto-kafkiano no avanço(até ao desaparecimento) ou
até ao dualismo da vulnerabilidade humana-criadora : eclipse da
plasticidade interrogadora/construção salvífica/inaugural do decurso do
inconsciente.
Rodrigo Garcia Lopes caminha no mistério da esfinge; no (não)-sentido
circunscrito pela história-natureza da linguagem-voz e pelos
cristais-de-rocha da religiosidade heterogénea (conversação com o
corpo-ontológico do cosmos)(percepção/respiração da abertura absoluta da
metamorfose /indistinção/oscilação: território do impacte
___impossibilidade««»»possibilidade____)
LUÍS SERGUILHA é
poeta e crítico português, estudioso da jovem literatura brasileira. Nascido em Vila Nova de Familicão,
coordena uma academia de ginástica e de danças urbanas em paralelo a suas
atividades literárias. Autor de diversos livros de
poesia, entre eles A Singradura do Capinador, O Externo Tatuado da Visão e
Hangares do Vendaval.
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